domingo, outubro 23, 2005

Hibiscus tiliaceus L.
















Gláucia e Luiz me mandam essa foto de uma árvore super comum no Rio. Na minha pesquisa a mais parecida que encontrei foi o algodão-da-praia que tem o nome científico de hibiscus pernanbucensis. Mas essa do Leme tem um tons escuros no centro das flores que o algodão-da-praia não tem. Eu tenho ótimas recordações dessas árvores, especialmente um exemplar que fica numa pracinha da Urca, mas essa é outra estória. Essa aí da foto tem os troncos entrelaçados que evocam uma sensualidade de Rodin.
Inconformado com a pequena diferença que reparei nas flores pesquisei mais um pouco e verifiquei que meu engano chamando de hibiscus pernambucensis o hibiscus tiliaceus não é tão incomum. Encontrei um site dedicado a explicar a diferença.
As duas espécies são muito parecidas sendo a diferença nas flores que eu notei a mais óbvia.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: