terça-feira, agosto 22, 2006
Onze-horas, ou beldroega
Onze horas e tudo bem! Nem tudo, o foco ficou ruim, tem uma sombra atrapalhando, mas resolvi publicar mesmo assim.
Ipê Rosa e Pau Brasil
Olhando bem esse ipê reparamos que tem um pau-brasil dentro dele. Reparem na copa verde entremeada e mais baixa. Os dois foram plantados juntos e os troncos se juntaram. O efeito é no mínimo interessante esse casamento verde e rosa. Seria o pau-brasil de cabeleira rosa ou ipê com coração pau-brasil? Ao lado deles tem um belo pau-brasil bem grande e bem formado que deve invejar as flores que o irmão menor apresenta.
sábado, março 25, 2006
Nymphaea sp.
Lírios d'água. Muito bonitos, abrem pela manhã e fecham quando o sol fica muito quente. Tirei várias fotos desses que ficam no lago da Fazenda Rio das Pedras. Segundo minha pesquisa eles servem como despoluidores de água, como ocorre com muitas plantas aquáticas. Infelizmente esse lago é conhecido por ter algumas doenças como a esquistossomose. Não sei se é verdade. Mas quem vê cara...
domingo, março 19, 2006
Lophantera lactescens Ducke
Chuva de ouro, essa árvore amazônica é muito interessante com esses cachos amarelos. Essa fica em frente o departamento de engenharia da Unicamp, são várias numa rua. Gosta de muita umidade e por isso deve ser plantada perto da água. Excelente escolha para arborização e por isso queria convencer meu vizinho do outro lado da rua a plantar umas 3 em frente a casa dele.
quinta-feira, março 09, 2006
Flamboyant
sábado, janeiro 28, 2006
Senna macranthera
Fedegoso tem suas flores de um amarelo mais escuro que a canafístula, uma cor mais comestível de ovo. É difícil passar despercebido por um, e talvez por isso seu outro nome seja aleluia. Eu pessoalmente acho que quem gosta de árvores não precisa nem de flores nem de frutas para se justificar, apenas gosta da presença e da existência delas. O fedegoso não se justifica pelas flores, nem pelos favos que os sanhaços adoram. Suas flores e favos vem de brinde, Aleluia!
quinta-feira, janeiro 05, 2006
Castanea Sativa
Cassia leptophylla
Falso-Barbatimão. Esse exemplar de Cassia é seguramente fantástico. Fica na residência do meu amigo Alroger e ele que enviou a foto. O nome comum dessa árvore é para mim um mistério pois não existe uma árvore chamada barbatimão. Logo falso-barbatimão não é um nome mas um sofisma. Alroger acreditava que se tratava de uma acácia, e entre os nomes comuns essa árvore também é conhecida como canafístula. Acho que todos concordamos em aprecia-la esquecendo o nome, seja qual for.
Assinar:
Postagens (Atom)