segunda-feira, outubro 19, 2009
Artocarpus altilis - Fruta-pão
Fruta-pão é parente da jaca e talvez do Brizola também pois é uma fruta do tipo ame ou odeie. Chegou no Brazil já no século XVI vindo da ásia. É muito consumida na polinésia. Na internet pode-se encontrar dezenas de receitas e a mais fácil é a que se cozinha na água depois de fatiar e depois frita. Não sei se os pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa onde essa está a consomem. Rui Barbosa além de homem de letras se interessava por botânica e no jardim da sua casa encontramos muitas coisas interessantes, como essa árvore.
Fundação Casa de Rui Barbosa
Essa é uma visão dos jardins da Casa do Rui Barbosa no Rio de Janeiro. A construção era um lugar para se tomar banho após a praia. Ele é cercado por um lago que não aparece na foto. Ao fundo o prédio do centro de pesquisas. O jardim é aberto ao público e a população do bairro é frequentadora. Ótimo local para ler um jornal, e curtir uma manhã de sol. Trata-se de um Oásis na famosa Rua São Clemente que está sempre engarrafada.
Melaleuca
Em Barão Geraldo vários moradores plantam melaleucas, mas essas estão em uma área pública. A casca da árvore se desfolha como um monte de jornal torcido e rasgado. As flores são lindas de um branco chantili, combinando com a casca. Nesse local da foto tem muitas outras e é um espetáculo ver todas juntas na floração. Me parece que são australianas como o eucalipto.
segunda-feira, outubro 12, 2009
Solanum rantonnetii
Solanum rantonnetii. Árvore batata azul. Nessa família Solanum tem muita flor bonita, algumas bastante tóxicas como a conhecida como Blue witch, essa aí é originária da Argentina e Paraguai, porém a foto foi tirada em São Francisco na Califórnia. Da mesma família temos a batata, o tomate e a beringela.
Agave angustifolia v.marginata
Agave americana var. Picta
Agave americana. Com pouco mais de 2 metros de altura, sem contar a haste central, esse agave é o centro das atenções no jardim da minha avó. Parece um agave adolescente que não quer pentear o cabelo. Um revoltado com as regras a que a maioria dos agaves são submetidos; pois todos os outros tem suas folhas bem arrumadas com exceção do primo agave polvo. Essa planta é uma escultura linda, e o mais difícil é conter o jardineiro que queria cortar as folhas de baixo. Mas ele tem ordens expressas de não cortar nada, assim podemos desfrutar essa beleza sinuosa, intensa e revoltada.
quarta-feira, outubro 07, 2009
Na pedra Grande em Atibaia
Assinar:
Postagens (Atom)