sábado, outubro 09, 2010

Cochlospermum vitifolium

Essa é uma árvore muito bonita que ladeia aqui a estrada em frente ao CPqD. As flores são grandes. Dizem ser comum no cerrado. Recomendo para arborização urbana pois sua flores duram bastante e não faz muita sombra.
Posted by Picasa

quarta-feira, agosto 11, 2010

Leitor na asa da borboleta

Para quem não viu e ainda acha que estou alucinando, mostro aqui em detalhe onde foi que eu vi uma pessoa lendo na asa da borboleta. Vejo aqui uma pessoa sentada de cabeça baixa lendo, conseguem ver agora? Então é só olhar que vai encontrar ela na asa da borboleta da outra foto!! Se continuam sem ver tudo bem. Alucinei mesmo.

domingo, agosto 08, 2010

Chrysanthemum coronarium - Margarida amarela

Essa mania de Rubem Braga às vezes me ataca, ainda mais hoje que é dia dos pais. Tirei a foto da borboleta amarela que parece que está assistindo a margarida. Acho que viajei na maionese quando enxerguei na asa esquerda no alto a figura de uma pessoa sentada com um livro no colo. Clica na foto para ela aumentar e confira minha viagem Roschardiana.
Posted by Picasa

Luehea Grandiflora - Açoita-cavalo


Com os nomes comuns de açoita-cavalo e mutamba-preta essa bela árvore fica em Campinas numa pequena mata ciliar em Barão Geraldo.
A palavra mutamba apesar de ser uma região da áfrica e também ser usada para designar pessoas dessa região não parece ser a origem do nome. Há referências que mutamba seria fruta dura em tupi, o que faria mais sentido. Não consegui confirmar essa versão mas assim que colocar as mãos no Silveira Bueno eu tiro a dúvida. O nome açoita-cavalo vem, claro, do uso que se fazia dos ramos como chicote.


Andira Fraxinifolia - Angelim-rosa


Esse inverno em Campinas está mais florido, As chuvas do verão e o friozinho fizeram explodir milhares de flores por toda parte. Até minha petrea que nunca tinha dado flor esse ano inaugurou um cachinho roxo. Enquanto isso encontrei essa andira aqui em Barão Geraldo. As flores quando vistas de perto são incríveis, nessa praça existem 3 dessas e todas estão floridas.

Não sei se o nome angelim vem de anjo, ou angélico, os anjos não tem sexo, como sabemos, e não vamos discutir isso aqui mas reparem que as flores quando fechadas parecem um pequeno falo e quando se abrem parecem uma vulva. Quem sabe foi essa a inspiração de quem a nomeou?


sexta-feira, junho 18, 2010

Saramago

O Saramago era uma figura muito triste. Brigou com os judeus por seus comentários anti-semitas e brigou com os cristãos quando escreveu o Evangelho segundo Jesus Cristo, brigou com os crentes por ser ateu. Brigou também com a direita por ter apoiado a esquerda e com a esquerda por ter se mostrado descrente com Cuba. Brigou com o continente e foi morar numa ilha. Brigou com a língua portuguesa e escreveu vários livros quebrando suas as regras, e era contra a unificação do portugues, contra a unificação da Europa e do Euro. Morreu sendo amado por tudo isso e odiado pelos mesmos motivos. Por dentro desse pensador fabulista, perambulava um critico das fragilidades humanas. Escreveu alguns livros muito bons e outros que  considero uma chatura sem fim (pois nunca cheguei ao fim). Não concordo com sua visão pessimista, com sua visão de soluções sem soluções, de utopias inalcaçáveis que como que nos amaldiçoam por estarmos longe delas e estas serem inatingíveis. Ele via a fragilidade humana com muita agudeza, nossos vícios, nosso delírios, nossas fraquezas. Sempre com esse viés sombrio do homem só sem solução, sem opções. Muito bom para nos despertar e chacoalhar, para machucar um pouco nosso egoísmo, e aplacar nossos momentos argentinicamente ególatras. Espero que ele descanse em paz e enfim descubra se vai passar sua eternidade no céu, no inferno ou apenas nos corações daqueles que o amaram.